sábado, outubro 13, 2007

AL GORE


A figura de Al Gore semore me inspirou grande simpatia, mesmo quando perdeu para Bush....mais tarde com a sua campanha pelo ambiente , e depois com o visionamento da "Inconvenient truth" que repeti algumas vezes para conseguir entender o alcance do que está em causa, que basicamente é realmente o correr a passos largos para o que nos pode levar a medio prazo; o que as nossas avós ameaçavam quando estavam mal dispostas , sim ...esse famoso "fim do mundo"...!!!!!!Claro não estou ainda neste clima catastrofista...mas.....Há realmente alguns indicios que nos poem a pensar para não dizer que nos tiram o sono.....
Portanto temos que estar "agradecido ao Comitê Nobel por ter atribuído o Prêmio Nobel da Paz ao ex-vice-presidente americano Al Gore" e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), conforme diria Bill Clinton.....

Reacções ao Prémio Nobel

Tony Fratto, porta-voz da Casa Branca: “É um reconhecimento importante mas nada alterará na Administração Bush”. (AFP)

Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos: “Ele viu os acontecimentos antes de todos e nunca parou de impulsionar acções de defesa do nosso planeta, mesmo perante a indiferença e os ataques públicos”. (Comunicado)

Ban Ki-monn, secretário-geral das Nações Unidas: “Um encorajamento das as respostas mundiais para os sujeitos planetários”. (AFP)


Nicolas Sarkozy, presidente francês: “Devemo-nos manter todos unidos sobre a égide das Nações Unidas para reunir e concretizar esforços numa estratégia global”. (AFP)

Andreï Illarionov, antigo conselheiro económico do presidente russo Vladimir Putin: “A pior escolha de toda a história, pela deformação e falsificação de forma violenta dos conhecimentos sobre o ambiente”. (AFP)

Júlia Marton-Lefèvre, directora-geral da União Mundial de Conservação: “O prémio vai ajudar pessoas e governos a ligar paz a ambiente e a tomar medidas concretas para combater as alterações climáticas”.

Bjorn Stigson, presidente do World Business Council for Sustainable Development: “É um prémio encorajador, uma vez que mostra que as alterações climáticas não são apenas uma questão de reduzir as emissões se CO2 e têm outros impactos sociais”.

Carlos Pimenta, antigo eurodeputado e ex-secretário de Estado do Ambiente: “Se Al Gore tivesse sido presidente dos Estados Unidos não tinha havido guerra do Iraque porque nunca montaria as mentiras usadas pela Administração Bush”. (PUBLICO.PT)




Site oficial dos Prémios Nobel

Sem comentários: