sexta-feira, outubro 24, 2008

mais uma... mas sem fotografias, pode ser?


Olá gente. Obrigada pelo convite. Foi aceite e pretendo escrever por aqui algumas experiências, pensamentos, viagens... mas quanto a fotografias, lamento! Não tenho grande aptidão para as tirar, até dói a minha ignorância! No entanto, conto partilhar algumas que o PM vai guardando (por acaso bem bonitas!), que ajudem a retratar a escrita. 
Big Kiss

Artistas de Rua































































































Nota de Abertura

Não fiquem a pensar que a minha participação neste espaço, vai trazer alguma nova abordagem ao que quer que seja...


Apenas quero partilhar convosco alguns apontamentos fotograficos, numa linguagem comum a que gosto de chamar vernáculo fotográfico.



Vão notar, nas imagens postadas uma falta de poética, de filosofia ou até o sentido estético, que é proporcional á minha falta de talento.


Este tema - Artistas de Rua - será objecto de uma pequena série (ainda não sei de quantos postes).


( recolhas todas feitas em Madrid no Mercado do Rastro em Dezembro de 2006, excepto a ultima, tirada no mesmo mercado em Fevereiro deste ano)

MILIMAGENS






E chegou ao fim o MILIMAGENS pelo menos na forma tentada, criticas sem comentários , dizem-nos que abusamos do copy paste talvez por não entenderem que a ideia do MILIMAGENS tambem sempre foi pôr á disposição dos  poucos "frequentadores",  imagens , textos e links, que lhes tornasse fácil a disponibilidade dos assuntos "postados"!!!!...outra falsa ideia talvez resultante da má ou nenhuma leitura das intenções do Blog, seria que as imagens seriam exclusivamente fotográficas. 
Nunca foi essa a nossa intenção e por vezes á medida da nossa aprendizagem mostramos os desenhos , as gravuras e até algumas péssimas tentativas de Desenhos animados!!!!!
Como tal para fazermos face a este complicado !!!!! deficit de opiniões abonatórias decidimos abrir o Blog a alguns amigos com reconhecidos méritos pessoais e conhecimentos de fotografia/imagens, e outros ou todos com excelentes histórias para contar........
Isto é procurar reforços......

segunda-feira, outubro 20, 2008

OS NOVOS MADREDEUS E MARIANA ABRUNHEIRO



"Anuncia-se para 20 de Outubro o lançamento em Portugal de um novo disco dos Madredeus.
“Metafonia” é um duplo CD, editado independentemente por Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade, e distribuido pela Farol Música.
Os Madredeus começaram a ensaiar a introdução da harpa na sua oficina de composição em Dezembro de 2007, e a preparar os arranjos do novo e antigo reportório, enquanto procediam a audições para novas cantoras. Após o trabalho com a harpa de Ana Isabel Dias, convidámos a percussão afro de Ruca Rebordão e depois a secção ritmíca com Sérgio Zurawski na guitarra eléctrica, Gustavo Roriz na guitarra-baixo e no contrabaixo e Babi Bergamini na bateria.O violinista Jorge Varrecoso, participou no disco como convidado. O progresso dos arranjos musicais acompanhou o trabalho com diversas vozes até às sessões de gravação destes discos, e a escolha final das canções foi decidida pelas excepcionais interpretações da Rita Damásio e da Mariana Abrunheiro. As gravações decorreram durante o mês de Agosto, no Estúdio Música Nómada, propriedade do teclista Carlos Maria Trindade.
Há muito que eu e o Carlos desejávamos poder tocar as nossas composições, mais alto e para mais pessoas, tantas foram as solicitações para os Madredeus se apresentarem em grandes concertos ao ar livre e festivais.
A partir de agora poderemos sempre fazer os concertos de câmara que são a nossa tradição ou apresentarmos-nos perante audiências maiores, com a Banda Cósmica, a banda que toca mais alto.
A nova formação dos Madredeus pretendeu inventar uma nova concepção de música cantada em português para grandes espectáculos, inspirada na diversa tradição das suas próprias composições, e nos arranjos da música popular da Europa, da África Ocidental e do Brasil.
Pensamos que conseguimos vislumbrar um caminho contemporâneo para o grupo continuadamente ligado à música ao vivo e pretendemos apresentar concertos em Portugal e Espanha, no próximo ano.
Até lá, aqui fica um grande abraço a todos os que ao longo de tantos anos apoiaram o nosso caminho nas profundezas da alma portuguesa, como músicos itinerantes,autores e compositores, e o convite para que venham de novo ouvir e meditar nas nossas aventuras “metafónicas”, ( - Para além dos sons!), assim que a caravana passar por perto!
Muito Obrigado,"

Pedro Ayres Magalhães


E foi assim que Pedro Ayres Magalhães anunciou o renascimento dos "Madredeus" desta vez sem Teresa Salgueiro, e com uma formação quase completamente nova......
A nós diz-nos imenso ser uma das novas vozes do grupo a Mariana Abrubheira. Para quem não saiba Mariana é de Coimbra filha de comerciantes da Baixa, com loja de Tabacaria junto á Igreja de Santa Cruz, e desde sempre cantou e espantou com a sua excelente voz e presença em palco, militou pelo GEFAC, tocou com a "Brigada "e por outros alinhamentos musicais nesta cidade onde recordamos fantásticas actuações no velhinho e saudoso "URBANIDADES', e mais tarde migrou para Lisboa onde assentou arraiais na Praça da Alegria entrando para a  "A BARRACA" de Maria do Céu Guerra e do outro lado da Praça cantou em diversos grupos de Jazz no Hot clube com Bernardo Moreira e outros musicos...

Participa tambem nas colectâneas “Canções de Embalar” e “Cancioneiro do Niassa” ao lado de nomes como Carlos do Carmo, Rui Veloso, Jorge Palma, João Afonso, Janita Salomé, Paulo de Carvalho, Sara Tavares e Amélia Muge, entre outros.

Desde 1999, participa em concertos, séries televisivas, bandas sonoras e nos mais recentes discos do realizador/cantautor José Medeiros (com destaque para “Torna-Viagem”, vencedor do Prémio José Afonso.

Grava com Júlio Pereira o álbum “Rituais”.

Quanto a digressões internacionais, levou já voz e corpo à Alemanha, França,Eslováquia, Espanha, EUA, Moçambique e Brasil.

E claro que não podemos deixar de mostrar a foto "Milimagens", da Mariana a cantar acompanhada por essa lenda viva que é Hermeto Pascoal........

Só não entendemos como a imprensa local por vezes preocupada com a cultura na cidade de Coimbra, não noticie o percurso destes musicos que realmente já tem dimensão nacional......