quarta-feira, julho 12, 2006

COM UM BRILHOZINHO NOS OLHOS




Nascido em 1945 no Porto, e com mais de 30 anos de carreira, Sérgio Godinho é um dos grandes nomes da música portuguesa.
Além de autor, compositor e cantor é, um pouco à imagem do personagem da sua música “O Homem dos 7 Intrumentos”, artistícamente multi-facetado, sendo actor com diversas participações em filmes, séries televisivas e peças teatrais, dramaturgo, com assinatura de algumas peças de teatro e ainda realizador, entre outras actividades.
Como tantos outros, aos 20 anos sai de Portugal, voltando as costas à guerra colonial. Permanece 9 anos afastado do país. A sua maior ligação é com a capital francesa, Paris, onde integra por dois anos o elenco do musical “Hair” e começa a esboçar as suas primeiras músicas, tomando contacto com outros músicos portugueses, como José Mário Branco, Zeca Afonso e Luís Cília. Passou ainda por Amsterdão, Brasil e Vancouver.
Em 1971 colabora no primeiro álbum a solo de José Mário Branco, Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e viria nesse mesmo ano a concretizar a sua estreia discográfica ao gravar, em solo francês, o LP Os Sobreviventes. Gravou ainda no exílio o álbum Pré-histórias (1972). Ainda que constantemente censurados, estes álbuns conseguiram alcançar popularidade entre o público português no ano seguinte, tendo inclusivamente a imprensa premiado Sérgio como “Autor do ano” e Os Sobreviventes como “Disco do ano”.
Já no Canadá, casa-se com sua primeira mulher, Shila, colega na companhia de teatro Living Teather. Estabelece-se numa comunidade hippie em Vancouver, e é aqui que irá receber a notícia da revolução do 25 de Abril, que o leva a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, edita o álbum À queima-roupa (1974) com estrondoso sucesso, e corre o país, actuando em manifestações populares.
Desde então a sua carreira não mais parou; apesar de nem sempre ter obtido o correspondente êxito comercial, permaneceu como favorito da crítica e do público, sendo autor de algumas das canções mais aclamadas da história da música portuguesa, como "É Terça-feira" e "Com um brilhozinho nos olhos".

A Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra vai então lançar a sua auto biogrfia “RETROVISOR – UMA BIOGRAFIA MUSICAL DE SÉRGIO GODINHO”.
O lançamento contará com a presença de Nuno Galopim (Autor do Livro) e de Sérgio Godinho (Músico).

Através de um retrovisor podemos olhar o que ficou para trás, mas estamos cientes de um caminho ainda a percorrer à nossa frente, e para o qual projectamos a atenção. O Retrovisor que se apresenta nestas páginas é como os que, espelho bem apontado ao terreno já ultrapassado, nos permite recordar as muitas histórias da obra de Sérgio Godinho até este momento, estando nós certos de novas canções, espectáculos, livros, ainda a caminho, por aí, algures mais à nossa frente.

E Quatra feira 12 de Julho na ALMEDINA Estadio de Coimbra

segunda-feira, julho 10, 2006

MAIS UMAS ANTIGUIDADES




Aqui vemos imagens de Jean Pierre Nicolas-Vial num Alpine Renault 1600, e o vencedor o Achim Warmbold-Jonh davenport num Bmw 2002 tII e mais tarde em 1983 Hannu Mikolla A.Hertz que se vê de pe a reabastecerem nos treinos na Avenida Simoes Dias em Arganil....Note-se que as fotos de 1972 sáo ambas feitas no troço de Arganil em Selada das Eiras sitio mais conhecido na giria dos Ralyes como os cinco caminhos, note-se tambem que neste ano os carros dos principais favoritos ostentavam na sua parte dianteira um GALHARDETE DO BENFICA......E mais náo digo...

RALLYE DE PORTUGAL 2007




Para comemorar a reinclusão do Rallye de Portugal no Campeonato do Mundo de Rallyes , pensamos já que o Milimagens tem algumas raridades do tempo em que os Ralyes de Portugal passva nas Classicas classificativas e nomeadamente na de Arganil.

Assim começamos com dois citroens com destinos diferentes mas ambos de 1972, o primeiro é o famoso Citroen Sm gr5 que a Citroen preparou com um motor Maserati de 3 litros com 250hp e uma carroceria de fibra de vidro, para o Bjorn Walldegard que no TAP de 1972 conseguiu um 3. lugar depois de uma prova atribulada...Uma das fotos foi feita durante ensaios em Arganil e foi na epoca um scoop Mundial , pois nunca tinha sido publicada uma foto do Citroem sm maserati curto...(Foi o primeiro scoop do Milimagens)...A outra foi em prova em pleno troço da Boa Viagem..

Outra foto Historica é a de Francisco Romaozinho-Costa Simões na Volta a Portugal de 1972 na sua passagem por Arganil so com uma porta e onde eram nessa altura os unicos concorrentes classificados!!!!!!!Eram asssim os Ralyes da epoca......