sábado, abril 12, 2008

ALBUQUERQUE 2 E 3


Portugal 2º e 3º na qualificação
sábado, 12 de Abril de 2008
O A1GP Team Portugal vai partir amanhã da primeira linha da grelha na "sprint race" e da segunda na "feature race" - como resultado de Filipe Albuquerque ter feito o 2º melhor crono na primeira e o 3º na segunda - da penúltima prova do Campeonato Internacional de A1GP, no Circuito de Xangai, China.

"Penso que no geral foi um bom resultado, pois o máximo que podia almejar era ter conseguido dois segundos lugares, visto a Suíça mostrar um andamento demasiado forte. Poderia ter conseguido esse objectivo, não fora ter sido prejudicado, no segundo segmento da qualificação para a feature, pelo piloto do Canadá, que cometeu um erro quando seguia à minha frente, obrigando-me alevantar o pé" declarou um feliz Filipe Albuquerque.

O jovem piloto de Coimbra confirmou hoje, o domínio dos treinos livres.

No primeiro segmento da qualificação para a "sprint race", Filipe Albuquerque conseguiu um tempo canhão de 1.34.642, mesmo ao cair do pano, batendo todos os primeiros classificados do Campeonato e candidatos à vitória final, Nova Zelândia, Suíça, Índia, Alemanha, Inglaterra, África do Sul e Canadá.

No segundo segmento, tudo se resolveu de novo nos dois últimos minutos e Portugal 1.34.613 só foi batido por um Neel Jani com 1.34.163 em grande forma e que quer rapidamente dar o título à Suíça. A grelha terá Suiça e Portugal na primeira linha e depois, Canadá, Índia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Malásia, Irlanda, Alemanha, Inglaterra e África do Sul.

As duas sessões de qualificação para a "feature race" foram completamente dominadas pelo Suiço Neel Jani. Na primeira, com pneus usados, Filipe Albuquerque foi apenas o 14º melhor crono, mas na segunda foi 3º e só não repetiu o 2º tempo da "sprint race" porque apanhou, na última volta lançada, o piloto canadiano, que ao rodar cerca de meio segundo mais lento, obrigou Filipe a reduzir o seu andamento.

O CEO do A1 Team Portugal, Luis Vicente, bem como todos os elementos da equipa portuguesa estavam, naturalmente muito felizes no final das sessões de qualificação.

Amanhã pode ser um grande dia para Portugal e o jovem piloto acredita ser possível fazer um bom resultado "Para amanhã o objectivo será sempre lutar pela conquista do primeiro lugar", acrescentou Filipe.

Todos os fãs poderão acompanhar em diferido, a partir das 10h10m da manhã a transmissão da Sport TV2, ou em directo no site do A1GP, a partir das 8h00m (hora portuguesa).

Portugal foi também hoje notícia pela iniciativa levada a cabo, ao colocar na decoração do carro um autocolante de incentivo ao voto da equipa favorita do A1GP. Esta votação decorre actualmente no site www.a1gp.com e a equipa vencedora será anunciada no próximo dia 5 de Maio, no decorrer da cerimónia de encerramento da época.






FILIPE ARRASA


Albuquerque mais rápido nos treinos livres
Filipe Albuquerque entrou com o pé direito na penúltima ronda do A1 Grand Prix, disputada no circuito de Shanghai, conseguindo o melhor tempo nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira.

O melhor tempo de Albuquerque foi de 1m35,223s, com três décimos de segundo de vantagem sobre Jonny Reid. O piloto do A1 Team Portugal foi cerca de um segundo mais rápido que na sessão de "rookies", onde tinha conseguido a marca de 1m36,575s.

Em ambas as ocasiões, Albuquerque estabeleceu a melhor marca na pista da China no início da sessão. O piloto português tem aproveitado a sessão "rookie" "para aprender mais algumas coisas no carro e conseguir encontrar afinações mais perfeitas. A performance está a melhorar, especialmente com pneus novos, e podemos lutar pela pole-position".

Se Albuquerque já se encontrava satisfeito após o término das sessões de treinos para 'rookies', melhor ficou quando voltou a confirmar a sua superioridade face a todos os outros adversários: "Ter feito a sessão de treinos para rookies foi muito importante, pois foi nessa altura que fiquei a conhecer a pista, que me era totalmente desconhecida. Fui mais rápido em 0.320s que a França, segunda classificada. Quanto mais rodar com o carro melhor, pois vou-me adaptando mais e vou conseguindo tirar melhor partido dele.", referiu o jovem piloto de 22 anos.

Na sessão de treinos livres onde já marcou presença todo o pelotão, Albuquerque não perdeu o ritmo e voltou a ser mais rápido ao realizar a sua melhor volta ao Circuito Internacional de Xangai em 1.35.223: "Já vinha quente da sessão de treinos anterior e com pneus novos estava realmente muito rápido. Com pneus velhos o andamento já não era assim tão bom. Mas, pode ser um bom indicador para a sessão de qualificação", continuou.

Assim, para as sessões de qualificação, o piloto de Coimbra vai procurar garantir a 'pole-position' apesar de consciente que não será tarefa fácil: "As diferenças são poucas e não posso esquecer que há pilotos muito experientes. Vou lutar pela 'pole', isso é uma certeza. Porém, também sei que posso com muita facilidade descer para o quinto lugar. Vai ser uma questão de sorte. Mas, estou muito motivado e confiante", rematou Filipe Albuquerque.

Atrás de Jonny Reid, que tem como objectivo repetir a vitória do ano passado, ficaram o checo Filip Salaquarda, enquanto o francês Franck Montagny, a participar pela primeira vez no A1GP, conseguiu um interessante sétimo tempo.

Tempos:
1º Filipe Albuquerque (Portugal) 1m35.223
2º Jonny Reid (N. Zelândia) 1m35.600
3º Filip Salaquarda (Rep. Checa) 1m35.609
4º Neel Jani (Suíça) 1m35.646
5º Michael Ammermüller (Alemanha) 1m35.657
6º Robbie Kerr (Grã-Bretanha) 1m35.689
7º Franck Montagny (França) 1m35.822
8º Jonathan Summerton (EUA) 1m35.845
9º Frankie Cheng (China) 1m35.903
10º Daniel Morad (Canadá) 1m35.913