sábado, outubro 17, 2009

ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 DIA 5




Fotos Team AMA

A seleção francesa está muito perto de garantir a segunda vitória consecutiva nos Seis Dias Internacionais de Enduro (ISDE), que termina este sábado com a derradeira especial cronometrada, na pista internacional do Casarão, em Águeda.

Após o quinto dia de competição, disputado em terrenos do Leste do concelho da Figueira da Foz, a França manteve o primeiro lugar, à frente da Itália, que regista 4.19 minutos de atraso. Já a turma portuguesa subiu duas posições no Troféu Mundial - a classificação por equipas -, ultrapassando a Suécia e os Estados Unidos.

Portugal ocupa o 5.º lugar, atrás de Austrália e Finlândia, mas dificilmente igualará a melhor classificação de sempre nos ISDE - 4.ª posição, em 1999, nos Seis Dias disputados nas florestais de Arganil e Lousã -, já que está a mais de cinco minutos da equipa nórdica.

Na classificação individual, o francês Christophe Nambotin (Gas Gas) mantém a liderança, contando com 23,29 segundos de vantagem sobre o finlandês Samuli Aro (KTM). Outro finlandês, Eero Remes, ocupa a 3.ª posição, enquanto no 4.º e 5.º lugar estão mais dois gauleses, Antoine Meo e Rodrig Thain, respetivamente.

O melhor português continua a ser Luís Correia, que segue na 6.ª posição e voltou hoje a reeditar um interessante duelo com o 7.º classificado, o norte-americano Kurt Caselli. À partida para o quinto dia, o piloto ribatejano dispunha de 23 segundos de vantagem sobre Caselli, mas, após a derradeira classificativa, disputada no areal da Figueira da Foz, a diferença caiu para 6,14 segundos.

Ainda assim, Luís Correia - que, além do 6.º lugar da geral, é o 2.º na classe E2, a 21,5 segundos do líder, o francês Rodrig Thain - foi o mais rápido na segunda especial do dia, na primeira passagem pelos 3,7 quilómetros da Enduro Test do Pincho, alcançando a primeira vitória de um piloto português em classificativas do ISDE 2009.




cortesia da ISDE TV

SLIDE SHOW FOTOS MILIMAGENS

ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009






ISDE CLASSIFICAÇOES






Após quatro dias de prova, a selecção francesa de Enduro continua a dominar a 84ª edição dos ISDE, que desde 2ª feira se disputam na Figueira da Foz. A formação gaulesa, que tem em Christophe Nambotin o líder da geral, com Antoine Meo em 3º e Rodrig Thain em 5º, permanece a mais forte, mas agora o seu principal opositor já não é a Finlândia, que já conta com a baixa de Juha Salminen e caiu para o 6º posto do Troféu Mundial, mas sim a Itália.

Portugal mantém-se firme no 7º lugar, com os seis pilotos da equipa “AA” portuguesa a fazerem uma prestação regular e eficaz, sendo que em altíssimo destaque continua o estreante Luís Correia, mantendo o 6º posto da geral (entre quatro centenas de pilotos) e 2º da classe E2, afirmando no final do dia de ontem que "perdi um pouco numas especiais, mas recuperei noutras. A moto está muito boa e apesar de não ter experiência no Enduro, tenho conseguido fazer bem a manutenção mecânica da moto. Amanhã será o dia decisivo, vou continuar a dar o meu melhor para manter o resultado e ajudar Portugal a subir na classificação".

Quanto ao Troféu Júnior, ainda comandado pela Espanha, a selecção nacional portuguesa, desfalcada já de um elemento, mantém o 6º posto, sendo que algumas das equipas que estão na frente de Portugal também contam com um piloto a menos, ou seja, ninguém pode dar passos em falso.


Classificações após o 4º dia

Troféu Mundial

1. França
2. Itália
3. Austrália
4. Suécia
5. Estados Unidos
6. Finlândia
7. Portugal
8. Grã-Bretanha
9. Holanda
10. Polónia
(16 selecções inscritas)

Troféu Júnior

1. Espanha
2. França
3. Estados Unidos
4. Itália
5. Suécia
6. Portugal
7. Austrália
8. Alemanha
9. República Checa
10. Eslováquia
(15 selecções inscritas)

Geral Individual

1. Christophe Nambotin (FRA), Gas Gas
2. Samuli Aro (FIN), KTM, a 38,70s
3. Antoine Meo (FRA), Husqvarna, a 52,86s
4. Eero Remes (FIN), KTM, a 1m03,59s
5. Rodrig Thain (FRA), TM, a 1m08,98s
6. Luís Correia (POR), Yamaha, a 1m45,41s
7. Kurt Caselli (EUA), KTM, a 2m08,51s
8. Cristobal Guerrero (ESP), Yamaha, a 2m40,57s
9. Simone Albergoni (ITA), KTM, a 2m42,57s
10. Alex Salvini (ITA), Husqvarna, a 3m02,87s

Classe E1

1. Eero Remes (FIN), KTM
2. Simone Albergoni (ITA), KTM
3. Julien Gauthier (FRA), Honda
13. Gonçalo Reis (POR), KTM
16. Hélder Rodrigues (POR), Yamaha
21. Diogo Ventura (POR), Suzuki
26. Luís Oliveira (POR), Yamaha
31. Gonçalo Bandeira (POR), Yamaha

Classe E2

1. Rodrig Thain (FRA), TM
2. Luís Correia (POR), Yamaha
3. Cristobal Guerrero (ESP), Yamaha
16. Mário Patrão (POR), Suzuki

Classe E3

1. Christophe Nambotin (FRA), Gas Gas
2. Samuli Aro (FIN), KTM
3. Antoine Meo (FRA), Husqvarna
16. Paulo Felícia (POR), Husqvarna
26. Gustavo Gaudêncio (POR), KTM



ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 7





ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 6





ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 5





ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 4






ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009 2





ISDE FIGUEIRA DA FOZ 2009






Pedimos desculpa da mudança de layout do milimagens , mas é da responsabilidade da Blogspot, estamos a tentar ou mudar de layout ou de sistema que nos permita expor com o melhor sentido estético....
Para já mesmo sem o contraste ai vão as fotos do ISDE na Figueira da foz.

terça-feira, outubro 13, 2009

ZE MENDONÇA A HOMENAGEM



O Zé Mendonça era uma excelente pessoa, que ainda por cima gostava de motos , e foi assim que se atreveu depois de ler algumas revistas vindas do "estrangeiro" a elaborar a organizaçao de uma estranha modalidade que aliava o acelarar de moto por cima de toda a folha a um trabalho cerebral de calcular médias, saber o caminho por onde se ia, e chegar ao fim seguindo um simples caderninho com uns rabiscos que pretendiam ser uns cruzamentos, bem algo que os motocrossers da época nunca tinham pensado em fazer. Foi assim que nasceram os primeiros dois dias da Figueira da Foz, os de 1979 na clandestinidade e os restantes já sob as lantejoulas da modalidade.E foi por ai que conheci o Zé, admirado como um tipo já trintão, a trabalhar num Banco que aparecia com uma moto bem preparada com os tais pormenores das tais revistas estrangeiras, ainda por cima vindo de um terra mais conhecida pelos Ralyes Tap q pelas motas , tendencia que mais tarde iriamos inverter com os dois mais fabulosos campeonatos do Mundo de Motocross 500 cc jamais realisados em Portugal, e assim tambem nascia o Moto Clube de Arganil.
Quanto gostariamos de ter por cá os Zés o Mendonça e o Megre para verem o fantástico exito que estão a ser os ISDE da Figueira.....
Um abraço por ai onde vocês andam....