segunda-feira, outubro 12, 2009

GEBALIS



Mão amiga fez-nos chegar texto acerca da Gebalis, empresa municipal da C.Municipal de Lisboa e das declarações de Santana Lopes.


"O que Santana não disse no debate:
Em 2001 entra em função o novo conselho de Administração da Gebalis nomeado pelo mandato de Santana Lopes sendo que para o cargo de Director geral fora nomeado Sérgio Lipari ( amigo à altura de António Preto e à altura Presidente de Junta de S. Domingos de Benfica) sendo que para o lugar de Director de intervenção local ( cargo que controla o trabalho dos técnicos no gabinetes) o seu cão de fila, Rodrigo Gonçalves (actual presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica). A Presidente do Conselho de Administração era uma senhora que até determinado momento era uma figura sem poder de controle quer sobre qualquer decisão na estrutura da empresa, quer sobre a prepotência destes dois senhores.
Entretanto, a par de um alargamento de quadros da Gebalis aumenta também o emprego para os peões e “boys” do PSD e JSD de Lisboa, principalmente da tão afamada Secção A de Benfica.
O nº de bairros afectos à Gebalis aumenta de cerca de 30 para 70, duplica no nº de bairros e de fogos com a passagem de muito do património disperso da CML
Era vereadora do pelouro da habitação social à altura Helena Lopes da Costa e julgo que muita informação que chegava aos Paços do Concelho era filtrada de modo a não se saber de tudo.
O facto é que no interior da Gebalis havia ostracização política, politiquice ao mais baixo nível que ainda hoje é praticada por estes senhores com troca de acusações, intromissão na vida privada das pessoas e insultos.
O facto é que houve perseguição política de pessoas e favorecimento pessoal de outros.
O facto é que nunca houve avaliação para cargos de chefia e houve favorecimento dos “amigos. Não havia formalização de critérios de avaliação e de remuneração.
Havia favorecimento de empresas amigas que financiavam as campanhas do PSD sobretudo a “Hidrauli Concept” que tinha a  seu cargo a intervenção na requalificação e reparação dos edifícios e que cobrava à Gebalis enquanto empresa preços dez vezes mais que o preço de mercado até em material, mas os amigos, esses, lucravam sempre até em férias de luxo. (este caso também já apareceu na imprensa). As obras  essas eram adiadas para custar mais dinheiro à Gebalis e engordar a Hidrauli.
Quando Santana fala em Desdobramentos (entenda-se por isto uma nova habitação para parte do agregado que entretanto cresceu com o nº de filhos) esqueceu ou omitiu pormenores:
  1. A demora no tempo de resposta não se devia aos técnicos dos gabinetes mas a toda a hierarquia sendo que o último despacho era o da Vereadora.

  1. Com conhecimento ou não da vereação foram atribuídas casas em critério de desdobramento a moradores cuja cunha funcionava havendo mesmo em certos bairros uma promiscuidade e instrumentalização das associações de moradores que inclusive elaboravam e apresentavam listas com os agregados a designar para atribuição de casa havendo por parte do poder central da Gebalis e das Associações de moradores pressões e ordens sobre os gabinetes locais e nomeadamente sobre os técnicos. (isto passou-se por ex. no bairro da Boavista entre outros).


  1. Houve angariação de votos e militantes, controle dos moradores e corrupção nos bairros e favorecimento nas atribuições de novas casas ou transferências de casas. o que também já foi noticiado na comunicação social
Dos outros factos posteriores do uso de cartões de crédito para benefício próprio, viagens e jantares não me vou pronunciar porque é sabido do público em geral e está em investigação. Tempos da Drª Maria José Nogueira Pinto e dos empréstimos à banca.
Por esta altura, Lipari entra em ruptura e conflito com o Presidente da Gebalis, Francisco Ribeiro, nomeado no tempo de Carmona. Com a saída de Nogueira Pinto do executivo camarário Lipari fica o novo Vereador da acção social e Habitação Social da CML. Diz-se que enquanto esteve nestas funções só despachou um único processo. Acusa o CA da Gebalis de corrupção desde o seu tempo omitindo o facto de ser ele o director Geral da empresa. Defende-se afirmando que não assinou nada e que tudo era feito à sua revelia pelo departamento de engenharia. Começa aqui a luta interna fraticida entre os Laranjas amigos. A contenda atinge o seu mais baixo nível em “posts” de “blogs” e notícias.
Outro assunto escandaloso é o do actual presidente de Junta de Benfica, funcionário da Gebalis que recebia o ordenado por inteiro sem nunca colocar lá os pés.
Realce-se ainda o facto de em nome do oportunismo político e eleitoral (já que 20% da população da cidade de Lisboa reside em bairros sociais, cerca de 120.000 hab.) não se afirmar e até se  ocultar que alguma desta população não paga as suas rendas, destrói e vandaliza o património municipal, parte tudo, suja tudo e reivindica para si direitos maltratando e ameaçando os técnicos dos gabinetes com toda a violência física e psicológica. Isto não se diz porque pode perder votos mas os técnicos no tempo de Santana estavam cá para tudo. Menos o Dr. Santana , o Dr X e o Dr. Y sabe-se lá em que universidades formados. Esses não. Eram da universidade do partido.
De salientar a título de nota final que tanto Rodrigo Gonçalves como Domingos Pires, que tanto contribuíram também para o estado de descrédito em que a Gebalis se encontra estarem mais uma vez nas listas de Pedro Santana Lopes para tentarem ser reconduzidos nos tachitos “sub urbanos” de Presidentes de Junta de S. Domingos de Benfica e de Benfica respectivamente.
Assim é alguma classe do país e da cidade de Lisboa que espera um tachito porque nunca fizeram na vida alguma coisa que merecesse o que quer que fosse, que valesse dois tostões em moeda antiga e que precisa de Juntas e empresas municipais para serem alguém ou para fazerem os seus negócios privados.
Assim, agora compreendemos qual é o sentido de Santana e da sua Lisboa com Sentido. É aquele que vai do seu bairro dos Olivais até Benfica! A chamada 2ª circular. Só que esta tem dois sentidos e a cidade é muito mais que esta 2º circular. Só que esta já está construída e não precisa de túneis."

Sem comentários: