sábado, fevereiro 23, 2008

FILIPE ALBUQUERQUE CONFIRMA


Filipe Albuquerque confirmou, hoje, em Durban, as boas indicações deixadas durante os treinos livres, ao obter o 10º e o 9º tempo nas qualificações, respectivamente para a "sprint" e a "feature race" do Grande Prémio da África do Sul, que se realiza amanhã, no circuito urbano daquela cidade.

A equipa portuguesa podia, aliás, ter ido mais longe, não fossem as diversas interrupções e bandeiras vermelhas. Esta foi a primeira vez que o jovem piloto de Coimbra fez qualificações no A1GP, com um formato muito específico, pois somente pode utilizar-se um jogo de pneus novos por volta rápida lançada, não havendo lugar ao erro para se obter um bom lugar na grelha de partida.

O primeiro segmento da qualificação para a "sprint race" não teve história: a quatro minutos do final da sessão, um peão do neozelandês, Johny Reid, obrigou à interrrupção da sessão. Só seis carros saíram para a pista e Filipe Albuquerque não rolou. No segundo segmento, tudo correu bem, o piloto do A1 Team Portugal foi dos primeiros a sair para a pista, conseguiu o nono tempo (décimo no combinado),naquela que foi a sua primeira qualificação numa prova do A1GP.

"Alcancei o objectivo de ficar nos dez primeiros, mas no primeiro segmento fui prejudicado por sair tarde para a pista, quando precisava de ganhar experiência correndo com pneus novos", explicou Filipe Albuquerque que adiantou ainda: "no segundo segmento se não tivesse apanhado tantas bandeiras amarelas teria sido melhor, mas fiquei motivado por ter andado sempre próximo dos tempos dos mais rápidos".

A motivação que se confirmou completamente na qualificação para a "feature race", onde Filipe Albuquerque baixou, pela primeira vez, do segundo 19, com 1.18.257, a 569 centésimos de segundo da pole suiça. "O primeiro segmento correu-me mal, pois a meio da volta, sem perceber como, a roda esquerda traseira começou a escorregar muito e perdi muito tempo", mas depois "na última saída para a pista consegui um tempo melhor do que esperava, mas que julgava, ao mesmo tempo, que me deixaria mais à frente na grelha", comentou Filipe Albuquerque. Para amanhã "vamos ter duas corridas distintas e acho que tenho condições para rodar nos dez primeiros, tudo o resto só a corrida nos dirá".

Os resultados obtidos hoje abrem boas perspectivas para as duas corridas de amanhã, sem perder de vista que esta é a estreia de Filipe Albuquerque no A1 GP. Prognósticos, como diz o o outro, só no final, mas que Portugal tem boas hipóteses de amealhar mais uns pontos lá isso tem.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

FILIPE ALBUQUERQUE ESTREIA-SE NO TOP TEN



O piloto português Filipe Albuquerque estreou-se, hoje, ao volante do Lola Zytek do A1 GP Team Portugal, com um excelente e motivador 9º tempo, na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Durban, África do Sul, que se disputa este fim-de-semana nas ruas desta lindíssima cidade.

Sob um sol muito quente e num traçado muito técnico e perigoso, o piloto português melhorou, sucessivamente os seus tempos nas 23 voltas ao circuito, terminando no segundo dezanove, apenas a um décimo do quinto tempo da equipa americana. Refira-se que apenas o holandês Jeroen Bleekemolen conseguiu baixar do segundo 19 com 1.18.738.

A sessão ficou marcada por muitas bandeiras encarnadas e viria a terminar 3 minutos antes do tempo previsto. Este primeiro resultado de Filipe Albuquerque deixou naturalmente satisfeitos todos os responsáveis da equipa portuguesa, desde Luís Vicente a engenheiros e técnicos, mas também com a consciência de que até às qualificações de amanhã há ainda muito trabalho pela frente.

Filipe Albuquerque estava naturalmente satisfeito e confiante "fui progredindo volta a volta e pude habituar-me ao carro, que era o meu primeiro objectivo", disse, perspectivando que "amanhã creio ser possível, com um melhor conhecimento do circuito urbano, atingir um bom resultado nasqualificações".

Esta primeira performance de Filipe Albuquerque foi tanto mais significativa, porquanto o piloto de Coimbra não pode aproveitar, como queria, as duas sessões de treino dedicadas aos "rookies", para conhecer melhor o circuito e desenvolver a sua habituação ao monolugar do A1 GP Team Portugal.

Com efeito, antes de iniciar a primeira sessão, os mecânicos tiveram de substituir a embraiagem que se encontrava danificada. Filipe Albuquerque acabou por fazer apenas seis voltas, manifestamente insuficiente para a "estratégia de aprendizagem". “Na segunda sessão, ao realizar uma ultrapassagem por dentro apanhei uma parte suja da pista e dei um ligeiro toque no muro", explicou o piloto português. Por razões de segurança, os engenheiros acabaram por mudar a jante esquerda da frente, o que "me obrigou mais uma vez a rodar pouco".

As duas sessões"rookies" ficaram marcadas por muitas saídas de pista e bastante tráfego que tornou difícil fazer voltas limpas como é habitual nos circuitos citadinos.

FOTOS DO DIA







Chiapas é um Estado de México. A capital é Tuxtla Gutiérrez. Limita ao norte com Tabasco, com Oaxaca e com Veracruz, e ao oeste com o Oceano Pacífico. Um terço de sua população é descendente dos maias, sendo que muitos deles não falam espanhol.

Desde 1994, Chiapas ficou famosa pela insurreição do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) dividindo o México em dois lados: Governo do México e Zapatistas, atualmente são 32 municípios autônomos Zapatistas em Chiapas.
Fortemente cercados pelo Exército, os militantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) apóiam a candidatura de Pablo Salazar, na liderança de uma frente de oito grupos de oposição ao governo do estado de Chiapas, em agosto de 2000. Salazar vence Sami David, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), e garante empenho nas negociações de paz. Mas a maior esperança de que o diálogo com o governo seja desbloqueado vem das declarações do presidente eleito em julho, Vicente Fox, favoráveis a um acordo que atenda às reivindicações dos habitantes de Chiapas.
A rebelião zapatista no estado mais pobre do México começa em 1994. Apesar dos duros combates iniciais contra as tropas do governo, o EZLN aposta em ações pacíficas e de impacto - como a ocupação de povoados e a organização de congressos políticos internacionais no meio da selva de Chiapas. Sua plataforma, transmitida pelo principal porta-voz, o subcomandante Marcos, prevê a democratização do país e a ampliação da autonomia e das oportunidades para os grupos indígena




FOTOS MILIMAGENS com
BARBARA "SONRISO" TYERS



ELEIÇÃO DE MISS MEXICO EM CHIAPAS



TOMADA DE CHIAPAS EM 1994


ENTREVISTA DO CAPITAO MARCOS


AMIGOS DA CULTURA EM COIMBRA






Moderado por Abílio Hernandez, o debate iniciou-se com as intervenções de José Reis, José António Bandeirinha, Paula Abreu. António Pedro Pita, director regional da cultura, não pode estar no debate mas enviou uma comunicação escrita, lida por João Maria André. Manuel Maria Carrilho, deputado e ex-ministro da cultura, cuja participação estava anunciada, acabou por não se deslocar a Coimbra por razões de saúde.

Aberto depois à plateia, a discussão centrou-se na importância da cultura
para o desenvolvimento das cidades e no papel específico das autarquias na concepção e aplicação de políticas culturais consistentes.


Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008,
LINKS(clicar!!)

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

terça-feira, fevereiro 19, 2008

PELO DIREITO Á CULTURA E PELO DEVER DE CULTURA

Coimbra caiu realmente num degradante "marasmo" no que respeita á cultura...assim contam-se pelos dedos da mão os espétaculos, as iniciativas culturais , as exposições que façam realmente, fazer sair os municipes do seu cadeirão da frente da Televisão!!!!!
A politica camarária tem sucessivamente delapidado tudo o que se fazia de melhor em Coimbra em termos culturais...perdemos os "Encontros de Fotografia", os Festivais de Jazz do JACC,
os espetaculos das Festas da Cidade na Sereia, os Encontros do Gefac, onde já vimos Hermeto Pascoal e Aziza Mustafah Zadeh,
os shows de Caetano, Calcanhoto, Bethania, Gal Costa, Gilberto Gil, e tantos mais!!!!!
Ficámo-nos pela Queima e pelos Festivais Folclóricos que o vereador Mário Nunes tanto preza!!!

Assim um grupo de cidadãos subscreveu e subscreve um documento intitulado

de onde realçamos este texto:

"Em resposta às críticas que têm sido feitas, encontramos sempre duas linhas de argumentação: a do vereador da Cultura, que nas suas crónicas semanais de crítica aos “intelectuais” insiste na mais que ultrapassada dicotomia entre “cultura popular” e “cultura de elites”, agarrado a conceitos que já só fazem sentido na sua cabeça; e a do presidente da Câmara, que reserva para si próprio o anúncio dos “grandes projectos” e o facilitismo das acusações ao “discriminador” governo central, num exercício de auto-vitimização que se tornou slogan."

Juntamos fotos de Hermeto Pascoal-TAGV, AzizaM.Zadeh-TAGV , Festival de jazz JACC, Adriana Calcanhoto, Bethania, G.Gil, Gal Costa, Parque das Canções.....
De quando havia cultura em Coimbra.........





domingo, fevereiro 17, 2008

JOAQUIN SABINA


Os nossos vizinhos do lado tem realmente "cantantes" fabulosos de uma "latinidade" fantástica , um dos que mais admiramos é o controverso Joaqui Sabina, e como não é muito conhecido em Portugal aqui vai Joaquin!!!!!!!!!!!!

"Joaquín Sabina nasceu em 1949 em Úbeda, departamento de Jaén, na região andaluz e era filho de um policial e de uma dona de casa. Desde os quatorze anos escrevia poemas e tocava canções com os amigos na cidade natal. Em 1968, vai estudar na Universidade de Granada, mas logo larga os estudos para um exílio em Londres. As razões precisas que levaram Sabina a essa decisão são objeto de polêmica, mas sabe-se que o jovem Joaquín chegou a quebrar a vitrine de um banco, no furor do movimento estudantil espanhol contra o regime do general Franco.
Em Londres, Sabina organiza sessões de cinema com filmes proibidos na Espanha franquista, além de participar em montagens teatrais de esquerda, especialmente obras de Bertolt Brecht. Nessa época Sabina também amadurece como artista musical, pois se vê obrigado a tocar canções espanholas e latinas tradicionais nos restaurantes e bares nos arredores de Portobello Road, um reduto hispânico tradicional na capital britânica.
Em 1977, com a morte de Franco, Sabina retorna à Espanha e casa-se com a argentina Lucia, dando início a uma movimentada vida amorosa. Em 1978, instala-se em Madri com sua mulher e lança seu primeiro disco de canções: Inventario. Após seu primeiro disco, Sabina afasta-se do estereótipo do "compositor engajado" e adota uma roupagem mais roqueira, mais contemporânea, e discos como Malas Compañías e Ruleta Rusa o consagram como um artista de sucesso na Espanha e na América de língua espanhola.
[editar]"
Wikipedia
Foto Nuno Ferreira-Olhares