terça-feira, janeiro 09, 2007

TRANSNATURAL





Obras de vários autores inspiradas no Jardim Botânico de Coimbra integram o livro e a exposição "Transnatural"que foi inaugurada no ultimo sábado com a presença do Presidente da Camara, do Presidente da DRCC António Pedro Pita e representantes da Universidade de Coimbra, muitos academicos e intelectuais da nossa "praça" .

Reunindo obras de 25 autores das áreas da literatura, ensaística, artes plásticas, vídeo e fotografia, que têm como tema ou fonte de inspiração este espaço verde emblemático de Coimbra, "Transnatural" é também o título do projecto pluridisciplinar iniciado em 2004, no Jardim Botânico.

Numa edição bilingue da Artez, o livro reúne, entre outras obras, ensaios nos domínios da história, arquitectura, filosofia e ciência, Inclui ainda textos literários e poemas de, entre outros, Hans Christian Andersen ("Uma Visita a Portugal"), Almeida Garrett ("Madrugada no Jardim Botânico de Coimbra") ou Luís Quintais ("Tílias"), inspirados neste espaço.

A exposição, que estará patente até 4 de Fevereiro no Museu Botânico da Universidade de Coimbra, integra material fotográfico de colecções particulares e de acervos institucionais, e trabalhos de autor e ainda vídeos de António Olaio, Maria Lusitano Santos, Alexandre Ramires e José Maçãs de Carvalho.
Inclui ainda desenhos de alunos de Arquitectura e algum material museológico sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

"É uma homenagem, um tributo ao Jardim Botânico e à sua grande biodiversidade", disse hoje Paulo Bernaschina, coordenador da edição e comissário do projecto "Transnatural", e tambem colaborador jardineiro do Botânico.

Importante nomear na base do "last but not the least" as extraodinárias fotografias de Paulo Figueiredo que impressionam pela sua etérea sensibilidade, e pela simplicidade complicada dos seus processo de execução,que são minuciosamente integradas num dos extraodinarios velhos moveis do Museu Botânico iluminadas como uma mesa de luz, constituem a peça fundamental desta exposição pedindo que o autor se assuma num futuro projecto individual e que nos brinde com a sua calma visão e com o seu extraodinário "bom gosto" preenchendo alguma necessidade cultural que as exposições de fotografia desta cidade tanto necessitam...

certo que o Milimagens dará todo o seu apoio tanto institucional como técnico....
Seguem as fotos!!!!!!!

Sem comentários: