sábado, janeiro 13, 2007

AREIA MOLE!!!!!!





Etape de sexta feira 12 de Janeiro 2007, ZOUERAT-ATAR...MAURITIANIA, muito problemas para os concorrentes com terriveis condições atmosféricas ....

DEPOIS DA EXTRAODINARIA INTERPRETAÇAO DO ROBY GORDON!!!!!
A POSIÇAO DOS PORTUGUESES HOJE NO DIA DE DESCANSO A MEIO DAKAR......

Por ordem crescente, o plantel nacional é liderado por Hélder Rodrigues, que chegou a Atar com a sua Yamaha colocada no oitavo posto absoluto, subindo novamente mais uma posição. Nesta etapa, Rodrigues foi igualmente o mais rápido dos portugueses, tendo estabelecido o 11º lugar da geral. O segundo melhor foi Paulo Gonçalves (Honda), autor do 15º lugar na etapa – ocupa a mesma posição à geral – logo seguido pela Yamaha de Ruben Faria, que gastou mais um minuto e 27 segundos no percurso. Todavia, apesar da constante recuperação que tem empreendido desde que atrasou-se na terceira etapa, o piloto algarvio ainda segue num modesto 67º lugar.


Sacrificado na sexta etapa, onde cedeu o pneu traseiro da sua moto a Hélder Rodrigues quando encontrou o seu companheiro de equipa imobilizado devido a um furo, Pedro Bianchi Prata conseguiu recuperar ligeiramente desde Atar a Zouérat: obteve o 25º posto na sétima etapa e subiu uma dezena de lugares em termos absolutos, colocando-se em 47º.


Nuno Mateus (KTM), por seu lado, foi o 37º mais rápido na “especial” e conseguiu melhorar quatro posições na classificação geral, ascendendo ao 30º lugar. Finalmente, Carlos Ala (KTM), continua a ocupar o 90º posto absoluto, privilegiando uma toada tranquila para não comprometer o seu objectivo primordial, que é chegar a Dakar pela terceira vez... em três participações. Metade do caminho já lá vai!...
CARLOS SOUSA DESENCANTADO
Carlos Sousa/Andreas Schulz – Volkswagen Race Touareg 2 (42º/9º): “É absolutamente ridículo o que se passou. Tivemos o azar de nos perdermos (e atascar) no meio de uma tempestade de areia. Devido ao tempo que ficámos parados perdemos o terceiro lugar. (NR: O episódio do navegador ‘abandonado’) Foi um desencontro que pode acontecer num local de dificílimas condições de visibilidade”.


Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Nissan Proto (17º/15º): “Fico contente por ter sido o melhor português. Penso que a nossa determinação e garra foram fundamentais. No entanto, todo o percurso foi feito com muita dificuldade. Estivemos sempre debaixo de areia. A tempestade não permitia visibilidade alguma. E quando chegámos à zona das dunas tudo se complicou. Ninguém se entendia, tal era o número de pilotos que ali se encontravam. Para complicar ainda mais, furámos e perdemos algum tempo com isso, porque era extremamente difícil mudar o pneu naquelas condições. Ainda tive o azar de atascar duas vezes. Felizmente, com a ajuda da população local, consegui sair e continuar, mas a um ritmo baixo, porque não se via nada. Foi, claramente, a especial mais difícil que fizemos até agora”.


Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza - Mitsubishi Pajero DiD (110º/56º): Com a transmissão partida foi ajudado pelo camião da Red Line e conseguiu chegar a Atar. A equipa continua a ser a terceira melhor entre as portuguesas, mas desceu do 38º para o 56º lugar da geral.


Paulo Marques/Rui Benedi – Toyota Land Cruiser (59º/96º): “Atascámos, como tantos outros, mas chegámos ao final com um resultado que não considero nada negativo, ainda para mais quando conseguimos passar vários pilotos em pista. Vamos tentar tirar o máximo partido do dia de descanso e, como é natural, tratar de rever o carro todo, para nos apresentarmos com a melhor preparação possível para a segunda metade da prova”.


Nuno Inocêncio/Jaime Santos – Mitsubishi Pajero DiD ( 105º/98º): Muitos problemas eléctricos. Chegaram a Atar também com a ajuda do camião da Red Line.


Bernardo Vilar/Pedro Gameiro – Nissan Patrol GR (50º/109º): “ Parece impossível dizer que, o facto de termos sofrido dois furos, até foi o que de menos grave nos aconteceu nesta etapa. O problema de maior gravidade aconteceu quando o depósito de gasolina se rompeu e aquele ‘cheiroso’ líquido se começou a espalhar dentro do carro… durante quase 500 quilómetros. A sorte foi a etapa ter sido encurtada, o que nos permitiu chegar – isto após termos parado na assistência das motos para colocar mais 50 litros do precioso líquido. Foi um dia bem difícil, com a Mauritânia a aparecer em força”.


Elisabete Jacinto/Álvaro Velhinho/Rui Pôrelo – MAN M2000 (19ª/25ª): “Foi magnífico. Estava mesmo a precisar de um dia destes para ganhar confiança. Não tive a menor dificuldade em ultrapassar as zonas mais complicadas. Fui passando por muitos carros e camiões, mas o nosso MAN superou todas as dificuldades e o meu navegador levou-me sempre pelo caminho mais indicado. Chego ao dia de descanso com a convicção de que ainda posso fazer melhor e não quero, para já, estabelecer metas. Continuo a dizer que o meu objectivo, com este camião, é um dia chegar aos 15 primeiros. Se for já este ano… seria extraordinário”.


Ruben Faria - Yamaha (16º/67º): “Fiz a especial praticamente sozinho, com o sistema de navegação a funcionar impecavelmente. Parei algumas vezes para ajudar adversários. Decidi, nesta etapa que se esperava difícil, poupar-me a mim e também à moto. Não corri riscos e penso que foi a melhor atitude, até porque ainda estava combalido da queda de ontem”.


Nuno Mateus – KTM (37º/30): “O protesto que fiz, relativamente às minhas penalizações, foi aceite. Isto significa que do meu tempo à geral sairão os tempos das penalizações. Deste modo, vou subir na classificação e ficar mais perto do meu objectivo nesta prova: terminar entre os 20 primeiros. Na especial furei a mangueira do depósito e fiz 220 km com apenas 24 litros de gasolina. Mas assim que terminei a especial fiquei sem combustível. Valeu-me a ajuda de outros concorrentes, que me foram cedendo gasolina até chegar à assistência”.


Lino Carapeta/Ricardo Cortiçadas – Bowler Wildcat (fora de prova): “Foram vários os avisos e não quis arriscar-me a perder o carro. Ontem chegámos muito tarde ao acampamento, com um grave problema eléctrico, mas a ligação para as assistências era muito complicada e a nossa só apareceu pelas quatro horas da manhã. Trabalhou-se toda a noite no nosso carro, para que estivesse em condições de enfrentar as dunas desta sétima etapa, mas logo ao km 19 partiu-se a transmissão traseira. Voltei ao acampamento com intenção de a substituir, mas reflecti sobre o assunto e decidi por um ponto final e não me arriscar a perder o carro numa etapa com todos os ingredientes para isso acontecer, no caso de se repetir um novo problema com as transmissões”.


Madalena Antas/Patrick Antonioli - Nissan Pathfinder (fora de prova): “Estou muito desiludida com o Team Dessoude, que não nos deu atenção nenhuma desde o início da prova. O carro nunca esteve em condições, mesmo que não tenhamos cometido qualquer erro nem abusado da mecânica. Desfez-se completamente, etapa a etapa, nunca nos permitindo tentar uma boa classificação. Foi uma verdadeira desilusão para todos nós, que confiámos cegamente naquela que se diz ser uma das melhores equipas privadas do mundo…”.

Sem comentários: