sexta-feira, novembro 17, 2006

OAXACA






Oaxaca é uma das mais bonitas e interessantes cidades do México, terra do Mezcal, com uma arquitectura colonial lindissima, com um povo acolhedor, mas muito pobre, é tambem palco de grandes conflitos sociais como o que se passa agora com a despudorada intervenção do governo do ex Presidente Fox.....

As fotografias são de uma amiga Americana enviada do Milimagens.....

Onda de violência na cidade de Oaxaca

"A calma regressou a Oaxaca, cidade mexicana que tem sido palco de violentos confrontos, nos últimos dias, e em que já morreram pelo menos cinco pessoas, entre as quais um jornalista norte-americano. Os manifestantes, que pretendem a demissão do governador do Estado, Ulises Ruiz, garantem que a luta vai continuar até que "Oaxaca seja uma região mais justa e democrática".

Flávio Sousa, um dos líderes da Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), afirma que a força policial "consegue apenas adiar a resolução do caso", acrescentando que a prisão de "dezenas de manifestantes não altera a luta popular".

A Polícia Federal, por ordem do presidente Vicente Fox, mobilizou centenas de efectivos para desmantelar, junto à Universidade Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, um dos últimos redutos dos manifestantes. Apesar do aparato bélico, os polícias foram atacados com pedras, tendo utilizado gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que, entretanto, incendiaram vários veículos. Desde que chegou a Oaxaca, a Polícia Federal conseguiu retomar o controlo da principal praça da cidade e de vários edifícios públicos que estavam em poder dos manifestantes, além de acabar com as barricadas construídas em vários pontos da cidade.

A APPO é um conjunto de organizações sociais que lidera o conflito, que teve início com uma greve de professores, há cinco meses. Estes sectores exigem a renúncia do governador Ulises Ruiz que, contudo, se mantém intransigente, apesar da Câmara de Deputados, o Senado e o seu próprio partido (PRI-Partido Revolucionário Institucional) o terem instado a reconsiderar e a contribuir com o seu afastamento para o restabelecimento da ordem.

Solidário com os manifestantes, o subcomandante Marcos, líder do movimento zapatista do México, comandou ontem um bloqueio de 30 minutos da ponte internacional que liga Ciudad Juárez (México) com El Paso (Texas, EUA)."
JN

Sem comentários: