quinta-feira, novembro 05, 2009

LA CARRERA PANAMERICANA 2009

OS VENCEDORES, Blomqvist, Alex Pimentel e Lars Stugermo





Nos tempos em que o Desporto Automóvel é cada vez mais aséptico e cinico, em que os Ralyes quase que deixam de ser disputados em estrada, para se realizarem no quintal dos organizadores, com o publico a léguas de distância, como tem sido o caso dos Ralyes do Campeonato do Mundo, Nacionais, e mesmo as provas de Históricos, como aqui noticiamos no recente Ralye de Portugal(Históricos), onde o público foi tristemente impedido de ver a Rampa do Montalto.!!!!!!!!!! Bem nestes tristes tempos para quem gosta de automóveis, é fabuloso saber que existe uma prova no Mundo onde os organizadores mandam esses pruridos para as ortigas, e fecham as estradas, facilitam a vida ao público, e fazem uma fantástica FIESTA do automóvel , e não só. Essa prova é a CARRERA PANAMERICANA.
Iniciada em 1950, tempos em que era uma das mais importantes provas do Mundo, teve um interregno de 1953 a 1988 ano em que voltou a ser disputada com outras regras, assim e básicamente os Turismos Mayores, os automoveis mais competitivos têm que ter a mesma estrutura e carroceria que em 1953, mas de resto podem ser transformados em quase tudo, para ilustrar isto aconselhamos ver o site de MATS HAMMARLUND um Sueco que vive no México e que é um dos maiores preparadores da CARRERA, e que demonstra como montou o STUDEBAKER ganhador, que este ano chegou aos 590 cv.!!!!
Quanto á corrida foi ganha pelo Campeão do Mundo de Ralyes 88 STIG BLOMQVIST, este senhor dispensa apresentações, assim como o segundo classificado o Sueco Lars Stugemo Campeão de Endurance Sueco 2007 e 2008, e o terceiro Alejandro Pimentel um dos Rallymens de ponta no México.
Stig foi acompanhado pela Venezuelana Ana Goni e diz que já não se divertia assim desde os Ralyes dos anos 70!!!!!Ele lá sabe...... e viva México.........

Sem comentários: