domingo, outubro 18, 2009

ISDE EPILOGO E CLASSIFICAÇÕES





Cortesia de MOTO USA MAGAZINE
Fotos MILIMAGENS
A França renovou o título mundial de Enduro, e Portugal terminou na sexta posição. Vitória gaulesa também nas Senhoras enquanto a Espanha se impõs nos Juniores.

Um ano depois de ter conquistado o título mundial, a França revalida o primeiro lugar na 84ª edição dos FIM International Six Days Enduro que tiveram lugar durante seis dias de intensa competição na Figueira da Foz e Águeda. Com a Itália a espreitar uma oportunidade no derradeiro dia de competição, a formação encabeçada por Christophe Nambontin (Gas Gas) manteve-se concentrada e, apesar de contar apenas com cinco pilotos ainda em prova - a classificação é obtida pelo conjunto dos cinco melhores resultados de cada país - conseguiu superar o teste de Motocross, esta tarde, na pista de Águeda. A Finlândia completou o pódio.


Com uma diferença de tempo que nunca deixou de parte uma reviravolta na liderança da prova, França e Finlândia foram as primeiras nações a confirmar o favoritismo atribuído, mas o penúltimo dia foi desastroso para a equipa de Eero Remes e Samuli Aro, ambos em KTM, os pilotos em maior evidência ao longo da competição. Remes e Aro viriam a terminar, em termos individuais, em segundo e terceiro. Com um conjunto muito equilibrado, a Itália não demorou a ascender ao segundo posto e obrigou os franceses a defender a liderança até final. Alex Salvini (Husqvarna) terminou em 9º, melhor representante transalpino, à frente do colega de equipa Alessandro Belometti (KTM) e na frente do melhor espanhol, Crisdobal Guerrero (Yamaha).


Com Antoine Meo (Husqvarna) e Rodrig Thain (TM) em quarto e quinto, respectivamente, logo atrás Luís Correia (Yamaha) foi o melhor piloto português ao longo de toda a semana, ajudando a Selecção nacional a terminar num igualmente positivo sexto lugar entre as 24 selecções presentes, a apenas 23s da formação dos Estados Unidos. O piloto de Santarém foi ainda o segundo melhor na classe e terminou a sua participação com a vitória na sua série, hoje, na pista de Motocross de Águeda, na frente de milhares de espectadores. Com a Austrália em quarta, os Estados Unidos foram 5ºs, com Kurt Caselli (KTM) a ser o único piloto em evidência, vencendo algumas especiais e perdendo um lugar para Luís Correia no final do terceiro dia (quarta-feira, 14). O lote das 10 melhores selecções viria ainda a ser composto pela Grã-Bretanha, Holanda, Polónia e Alemanha.


No que diz respeito à Taça do Mundo Júnior, a equipa espanhola foi a grande vencedora, terminando os seis dias de prova com 46,41s de vantagem para a rival França, compensando desta forma o 16º e último lugar dos colegas de equipa na Taça das Nações. Quanto a Portugal, os jovens pilotos estiveram ao nível dos colegas de equipa e igualaram o sexto lugar da Taça das Nações. Também na Taça das Senhoras a França esteve em bom plano, impondo-se à Suécia com quase nove minutos de vantagem.


Taça das Nações: 1º França, 15h44,24,56s; 2º Itália, a 4m22,69s; 3º Finlândia, a 23m35,52s; 4º Austrália, a 23m48,22s; 5º Estados Unidos, a 30m36,06s; 6º Portugal, a 30m59,49s; 7º Grã-Bretanha, a 48m06,62s; 8º Holanda, a 49,46,54s; 9º Polónia, a 1h04m49,79s; 10º Alemanha, a 1h20m27,40s.


Taça Júnior: 1º Espanha, 9h48m13,77s; 2º França, a 46,41s; 3º Estados Unidos, a 4m44,87s; 4º Itália, a 8m30,82s; 5º Suécia, a 21m39,57s.


Taça Senhoras: 1º França, 7h4406,96s; 2º Suécia, a 8m47,14s; 3º Austrália, a 14m43,48s; 4º Estados Unidos, a 26m27,71s; 5º Finlândia, a 4h30m15,46s.


Sem comentários: