terça-feira, junho 02, 2009

Campanha de 1964 Navio-motor "VAZ"

Seguindo o trajecto do "Tecla" a caminho das Bermudas na Tall Ships deste ano, apareceu-me isto no You tube que não quis deixar de partilhar! Outros tempos...Tinha eu 4 anos!
O navio-motor “Vaz” foi construído para a pesca do bacalhau em 1948 em Bolnes, Holanda, nos estaleiros N. V. Scheepsbowwerf Gebroeders, para o armador Brites, Vaz & Irmãos Ld.ª, companhia ainda hoje em actividade na Gafanha da Nazaré. Este grande navio em aço media 65,78m de comprimento, 9,72m de boca e 4,65m de pontal. Pescou com dóris desde 1949 até 1971, ano em que passou para a arte das redes de emalhar, mudando também o nome para “António Cação”. Em 1996 foi abatido, terminando uma carreira de 47 anos de pesca.
Sendo um filme mudo, acompanhado por música, são cerca de 7 minutos sobre a campanha de 1964, onde se pode ver o navio a navegar com mau tempo e coberto de neve, para recreio de alguns tripulantes. Mostra também a entrada em St. John´s na Terra Nova e aspectos da baixa e do porto da cidade, com a frota atracada, onde é possível vislumbrar claramente o“São Jorge” ou “Neptuno”.


PM

2 comentários:

dina disse...

lau, podes por o video qe é melhor que o link...
PM

Anónimo disse...

Excelente história e excelente filme ...boa