sábado, abril 18, 2009

CHE FOTÓGRAFO


Amigo vindo de Cuba ofereceu-me uma foto de Che Guevara fotografando, pois Che tambem era fotografo.
“Antes de ser comandante eu era fotógrafo”, dizia ele. Entre 1950 e 1960, Che retratou crianças, paisagens, operários e anônimos, como também realizou belíssimos auto-retratos. Trabalhou algum tempo para uma agência argentina, onde cobriu os jogos pan-americanos de 1955, no México. A maioria das fotos existentes é proveniente do acervo de Aleida March, sua mulher cubana e da Biblioteca Nacional José Marti, em Havana. 
Em 2007 o seu filho Camilo organizou uma exposição das suas fotos num Bar Parisiense, o "Le Barrio Latino", é dessa exposição que vemos um pequeno video com imagens e entrevistas do seu filho Camilo e de Pierra-Olivier Deschamps, fotógrafo da Agência "Vu".

6 comentários:

Mama-Miya disse...

se não estou em erro a máquina fotográfica é uma Leica M com Visoflex.

Anónimo disse...

E um grande homem a pegar nela....

Mama-Miya disse...

quanto é que ele tinha de altura? o Fidel é alto, tem mais de 1.80m. este não sei.

Mama-Miya disse...

qualquer comentário acerca deste indivíduo, por muito ordinário que fosse, teria sempre um nível demasiado elevado quando comparado com a personagem. por isso escuso-me a comentar e a perder mais tempo. salva-se a Leica com Visoflex.

Anónimo disse...

Ó Mamaia és um ranhoso de um provocador

Mama-Miya disse...

ranhoso tenho a certeza que não. provocador sempre. isso é uma das maiores honras que me podem ser atribuídas. já agora, gostava que o cromo que fez o comentário acima não se escondesse atrás do anonimato. eu gosto de um cara-a-cara. tipo Paulo Rangel 7 - Vital Moreira 0