sábado, março 21, 2009

A pedido de varias familias
















Ficaram pouco expostas e tive que dar contraste no Photoshop...



A culpa é do sr Schwarzschild... que não me avisou...



Um bocadinho de teoria (ou uma desculpa para tão fraco exercicio, se quiserem):










Em principio, aceita-se que a alteração fotoquimica ás emulsões fotograficas é causada unicamente pela quantidade de energia radiante absorvida, a qual será (?) proporcional á quantidade de luz, vezes o montante de tempo que a emulsão se encontra exposta.

Isto, levar-nos-ia a concluir que existe uma relação de proporcionalidade directa, entre a quantidade de energia absorvida e a intensidade da reacção fotoquimica (a que nós, fotógrafos, chamamos exposição)...

Todos nós usamos esta regra de proporcionalidade e sabemos, por exemplo que uma exposição a 1/250 e F8 é igual uma a 1/125 e F11.

Mas... parece que não é bem assim quando necessitamos de tempos de exposição superiores a 1 seg. e o pior é que ficamos entregues á n/intuição e processo de tentativa e erro.



Felizmente a comunidade cientifica já se ocupou do assunto e nomeadamente o Sr Karl Schwarzschild andou a matar a cabeça para comprovar que a regra da proporcionalidade falha em situações de muito baixa intensidade de luz, afirmando que baixos niveis luz durante longos periodos de tempo têm efeitos menores do que fortes niveis de intensidade de luz durante curtos periodos de tempo e chamou a isto Falha da Regra da Proporcionalidade ou Efeito de Schwarzschild.

3 comentários:

DAILAILAMA disse...

Até me esqueci de dizer mas o pessoal já adivinhou que as imagens são a performance da Lamhoff 1 lente sem.

Como desenvolvimento vou apenas recentrar a "lente" e afastata-la um pouquinho do plano focal, perco um bocado de de angulo, mas ganho maior area de imagem "limpa".

E claro que tambem tenho que expor mais tempo.

Anónimo disse...

Nice, nice...e o local é miuto bem escolhido no que respeita á proporcionalidade! O autor da estátua da NSenhora, tb n foi avisado pelo Sr Schwarzschild...basta ver o tamanho das mãos da santa!!!
PM

Mama-Miya disse...

Caro Dalailama: gostei imenso do resultado. para começo está óptimo, e ainda tens muito para explorar. só uma pergunta: como é que scanaste os filmes? será que poderias scanar-me umas fotos p&b da minha C330? abraço.