domingo, fevereiro 01, 2009

ATÉ ONDE VAIS COM 1000 EUROS





Foi hoje a apresentação em Coimbra do livro "Até onde vais com 1000 euros", na Livraria Bertrand do Dolce Vita , lá estavam alem dos autores,  o Carlos Carneiro e o Jorge Vassalo que fazem uma volta a Portugal para promoverem o livro,  outros  "Dakaristas", mas estes dos carros baratos, o Pedro,  o Lamas e "last but not the least" a célebre Dina das Dunas, todos aliás colaboradores deste Blog,  amanhã o Carlos e o Jorge estarão em Aveiro....

"A obra relata uma viagem iniciada em Fevereiro de 2008, sem data de regresso marcada e que acabou por durar quatro e meses e meio, entre Portugal e Dakar, capital do Senegal, e durante a qual procuraram responder ao desafio lançado pelos próprios um ao outro: "Até onde vais com 1000 euros?".

Durante a viagem, que passou por Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal, os autores mantiveram um blog com enorme popularidade, recente vencedor do prémio Blog do Ano nos Super Blog Awards 2007-2008.

Sobre a viagem propriamente dita, cite-se uma resposta dos próprios à pergunta “Afinal podem apanhar transportes públicos? Então não era uma viagem de bicicleta?”, bem reveladora do espírito descontraído dos viajantes: “O desafio deste projecto são os 1.000 euros - descobrir onde nos levam. Não é uma viagem de bicicleta - é uma viagem com bicicletas. Este é o meio de transporte que melhor se adequou ao conceito - porque nos leva longe em experiências, duma forma divertida e barata; e porque é prático e económico. Podemos apanhar transportes públicos, boleias - qualquer coisa. São os 1.000 euros que nos vão levar a algum lado (esperemos que a Dakar), não as bicicletas. Se quisermos, até podemos trocá-las por camelos - temos é que depois justificá-lo a quem nos emprestou!”

No que toca a alojamento, os viajantes pernoitaram em casas de pessoas, em pensões baratas, em tendas (incluindo campismo selvagem) e "em andamento" - em autocarros, comboios e camiões. Refira-se que o orçamento de 1.000 euros por pessoa incluía também o regresso a Portugal, mas as bicicletas - baptizadas de Mikelina e Penélope - acabariam por ser vendidas em Dakar para permitir um regresso mais desafogado a Lisboa.

"Dois amigos, duas bicicletas (emprestadas e de supermercado), 1000 euros cada um. Objectivo: Dakar. Até onde será que vão com 1000 euros?” - assim foi lançada a aventura no blog da viagem. Alma de Viajante felicita-os por terem ido longe, muito longe, em mais uma demonstração de que viajar não tem que ser uma actividade dispendiosa (mensagem que nos é muito cara e que tantas vezes tentamos passar, nomeadamente a propósito de uma volta ao mundo de 14 meses)."

Seguir a VOLTA A PORTUGAL LOW COST em :

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/

Sem comentários: