terça-feira, novembro 04, 2008

ELEIÇÕES NORTE AMERICANAS




Em Dixville Notch, New Hampshire, as urnas abrem à meia-noite e este é o primeiro sítio nos Estados Unidos onde os votos são contados. Quase cem por cento da população da pequena vila vota e os votos não levaram muito tempo a contar. São apenas 75 habitantes. Mas nunca, desde 1968, tinham votado maioria democrata. Obama ganhou hoje 15 dos 21 votos da pequena cidade. McCain apenas 6.

A última vez que Dixville Nox disse não a um republicano foi na eleição de Nixon, que acabou por ganhar. Em 2004 George Bush ganhou a maioria dos votos, 19 em 21. O memso tinha acontecido em 2000. Por isso a localidade, apesar de ser um microcosmos, é vista como simbólica do resultado final e tem uma grande atenção mediática.

O estado do New Hampshire apenas elege 4 votos no colégio eleitoral.
Hart's Location, também no New Hampshire, abre igualmente as urnas à meia-noite desde 1948, para que os empregados do caminho-de-ferro pudessem votar antes de ir trabalhar. A participação de 100 por cento deu também ali a vitória aos democratas: 17 votos para Obama,10 para McCain e dois para Ron Paul. 

Arron Dinford, o primeiro eleitor de 18 anos a votar nas eleições norte-americanas, disse à BBC News: "Esta é uma das poucas vezes em que todos estamos juntos pela mesma causa: votar".
É esperada uma afluência recorde às urnas nestas eleições.

Sem comentários: