terça-feira, março 11, 2008

ESCANÇAO DO ANO




Curiosamente o mundo do vinho desde sempre em Portugal foi um assunto de homens, provavelmente as mulheres quando muito serviriam para fazer as vindimas, e nalgumas regiões para pisarem as uvas!!!!!!
Nos nossos tempos tudo se alterou e felizmente agora a industria do vinho é conceituada, por vezes rentável e cada vez mais conhecida e apelativa tanto em Portugal como no estrangeiro.
Os Portugueses, principalmentes aqueles de  bom gosto cultivam a arte de comprar vinho, compram Revistas especializadas, frequentam as provas de vinhos organizadas por alguns Restaurantes e Hoteis, e bebem do melhor, interessam-se e realmente agora em Portugal gostar de vinho é "chic"!!!!!!ou pelo menos é boa onda, para desespero da cerveja e dos whiskys!!!!
Neste contexto surge-nos a noticia de uma amiga profissional da escolha e aconselhamento dos vinhos, portanto "escançã " de profissão que ganhou o importante prémio do "Melhor Escanção do Ano", é fabuloso pois é mais uma mulher a ganhar aos homens , sem favores num sector tão importante como realmente é hoje a produção do vinho em Portugal......
Ai vão alguns "feed backs" do que se diz na imprensa e na blogosfera sobre a ANA PAULA LOPES!!!!!!!!!

"Escanção do Ano" Ana Paula Lopes Pode ser considerada como a primeira mulher escanção de Portugal. Mas a sua carreira não começou pelo vinho. Antes, a formação de Ana Paula Lopes começou no Algarve, na Escola Hoteleira, quando tirou o curso de empregada de mesa. Verdade seja dita que a sua ligação ao vinho veio-lhe muito antes, dos tempos de infância, em Arganil, na Serra do Açor, onde nasceu. Como tanta gente na terra, o seu pai fazia vinho por métodos artesanais e o vinho até que era apreciado na zona. Ana Paula participava inclusive na vindima e o tema das uvas e sua fermentação não lhe era por isso estranho. No entanto, o gosto pelo vinho como néctar de excelência só lhe surgiu durante a formação hoteleira, nas disciplinas ligadas ao vinho. Curiosa, Ana Paula decidiu aprofundar os magros conhecimentos que a Escola Hoteleira lhe transmitiu. A oportunidade surgiu quando rumou do Algarve para Lisboa. Enquanto trabalhava no Hotel Holliday Inn, descobriu o Curso de Escanções na Escola de Hotelaria de Lisboa. O objectivo, confessa ela, nem era o de seguir a profissão mas o de se tornar numa melhor profissional. Afinal, a paixão instalou-se com força e a sua natural curiosidade traçou-lhe o caminho para o futuro. A passagem para o Hotel Caesar Park Penha Longa deu-lhe a hipótese de aprender muito com o colega João Pires, que considera uma “referência”. Aprendeu, por exemplo, a identificar muitos vinhos usando apenas o sentido que ela considera ser a sua melhor arma: o olfacto. Não espanta assim que, com a saída de João Pires, Ana Paula o fosse substituir, entrando assim decididamente no mundo do serviço e aconselhamento de vinhos. Actualmente exerce a sua profissão no restaurante Valle Flor do Hotel Pestana Palace, onde prova diariamente e onde continua, por isso, a confiar nos seus sentidos. No luxuoso restaurante do Pestana Palace, Ana Paula Lopes já serviu personalidades ‘galácticas’. Como a Madonna, que trouxe consigo Château Pétrus, cabendo à escanção da casa abrir e servir o vinho. De forma discreta, como é sua característica. Mas muito eficiente, procurando sempre a melhor forma de combinar as iguarias com o vinho e, ao mesmo tempo, mostrar os vinhos portugueses aos muitos estrangeiros com que contacta diariamente. Com mais de uma década de competente serviço ao vinho, rigorosa, dedicada e profissional no seu trabalho, Ana Paula Lopes é por isso merecedora da distinção de Escanção do Ano. (AF)"

LUSOWINE

"Já passava das 21 horas quando Ana Paula Lopes, escanção do restaurante Valle-Flôr, pôde começar a arrumar a Sala Belém do Pestana Palace Hotel. Embora previsto acabar às 20h só alguns minutos antes os últimos convidados tinham saído, e ainda com mais vontade de ficar do que partir!, da sala onde se realizou o último evento do 3º Dão e Douro, em Lisboa: a Prova de Excelência que reuniu os 40 produtores participantes para dar a conhecer a Lisboa os vinhos da última vindima (2005) e mais uma centena e meia de novidades. Azeites, Queijos, Compotas e Enchidos de Porco Bísaro completaram a paleta de aromas e sabores."
GOTA E PINGA
Para além dos vinhos, foram também premiadas personalidades e instituições na área de vinhos e gastronomia que tiveram uma acção relevante em 2007. Estes prémios foram distribuídos nas seguintes categorias:

Produtor Revelação do Ano - Colinas de S. Lourenço
Produtor do Ano - Casa de Santar
Empresa do Ano - Quinta do Portal
Empresa do Ano de Vinhos Generosos - José Maria da Fonseca
Enólogo do Ano - Carlos Lucas
Enólogo do Ano de Vinhos Generosos - David Guimaraens
Adega Cooperativa do Ano - Adega Cooperativa de Monção
Viticultura do Ano - Vines & Wines
Organização Vitivinícola do Ano - Douro Boys
Enoturismo do Ano - Herdade da Malhadinha Nova
Garrafeira do Ano - Wine O’clock
Restaurante do Ano - Valle Flor
Restaurante do Ano (Cozinha Tradicional Portuguesa) - Tomba Lobos
Escanção do Ano - Ana Paula Lopes
Prémio Especial de Gastronomia - Vítor Sobral
Especial de Carreira «Senhor do Vinho» - Peter Symington
Campanha Publicitária do Ano - Adega Mayor
MARINADAS

Sem comentários: