segunda-feira, março 26, 2007

FEIRA DOS LÁZAROS


















































































" No penúltimo Domingo antes da Páscoa, que a Igreja dedica a recordar a ressurreição de Lázaro, a população conimbricense acorria em massa a visitar os doentes deste hospital popularmente designado por Lázaros.

No largo fronteiro ao hospital, juntavam-se vendedores de diversos produtos que os visitantes adquiriam para oferecer aos doentes ou levar para suas casa.

Ali se fazia a venda de doces e guloseimas, como os manjares brancos sobre discos de barro vermelho, as tradicionais arrufadas de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, o arroz-doce, etc...

Não faltavam igualmente, as bolas de serrim, suspensas por elástico para fazer vai-vem e os brinquedos de madeira, como trapezistas de braços articulados dando cambalhotas à volta de um cordão.

Todavia, o produto mais característico é constituído pelas galinhas feitas com massa de pão e enfeitadas com penas que acabaram mesmo por ser designadas por Lázaros."

23-03-2007
Lídia Pereira

E assim se tornou a viver a tradição no Largo D.Dinis e no Bairro de Celas (Largo de S. João para onde no final da década de 40 (do século XX) os salatinas (antigos residentes) desalojados pelas obras que transfiguraram completamente a velha Alta da cidade e levaram uma tradição sua e querida.)

Interrompida entretanto, a tradição da Feira dos Lázaros regressou ao Bairro de Celas em 1996, pela mão do Grupo Folclórico de Coimbra. De então para cá, cada vez com maior sucesso e mais participação, a feira dá vida ao largo marcado pela figura tutelar do apóstolo João.


1 comentário:

Menina do Rio disse...

Oi Antonio,
Vim conhecer etu blog e me deparo com as histórias de teu país. Aspectos interessantes. Adorei!
Beijos

http://meninadorio.hi5.com