sábado, abril 12, 2008

FILIPE ARRASA


Albuquerque mais rápido nos treinos livres
Filipe Albuquerque entrou com o pé direito na penúltima ronda do A1 Grand Prix, disputada no circuito de Shanghai, conseguindo o melhor tempo nas duas sessões de treinos livres de sexta-feira.

O melhor tempo de Albuquerque foi de 1m35,223s, com três décimos de segundo de vantagem sobre Jonny Reid. O piloto do A1 Team Portugal foi cerca de um segundo mais rápido que na sessão de "rookies", onde tinha conseguido a marca de 1m36,575s.

Em ambas as ocasiões, Albuquerque estabeleceu a melhor marca na pista da China no início da sessão. O piloto português tem aproveitado a sessão "rookie" "para aprender mais algumas coisas no carro e conseguir encontrar afinações mais perfeitas. A performance está a melhorar, especialmente com pneus novos, e podemos lutar pela pole-position".

Se Albuquerque já se encontrava satisfeito após o término das sessões de treinos para 'rookies', melhor ficou quando voltou a confirmar a sua superioridade face a todos os outros adversários: "Ter feito a sessão de treinos para rookies foi muito importante, pois foi nessa altura que fiquei a conhecer a pista, que me era totalmente desconhecida. Fui mais rápido em 0.320s que a França, segunda classificada. Quanto mais rodar com o carro melhor, pois vou-me adaptando mais e vou conseguindo tirar melhor partido dele.", referiu o jovem piloto de 22 anos.

Na sessão de treinos livres onde já marcou presença todo o pelotão, Albuquerque não perdeu o ritmo e voltou a ser mais rápido ao realizar a sua melhor volta ao Circuito Internacional de Xangai em 1.35.223: "Já vinha quente da sessão de treinos anterior e com pneus novos estava realmente muito rápido. Com pneus velhos o andamento já não era assim tão bom. Mas, pode ser um bom indicador para a sessão de qualificação", continuou.

Assim, para as sessões de qualificação, o piloto de Coimbra vai procurar garantir a 'pole-position' apesar de consciente que não será tarefa fácil: "As diferenças são poucas e não posso esquecer que há pilotos muito experientes. Vou lutar pela 'pole', isso é uma certeza. Porém, também sei que posso com muita facilidade descer para o quinto lugar. Vai ser uma questão de sorte. Mas, estou muito motivado e confiante", rematou Filipe Albuquerque.

Atrás de Jonny Reid, que tem como objectivo repetir a vitória do ano passado, ficaram o checo Filip Salaquarda, enquanto o francês Franck Montagny, a participar pela primeira vez no A1GP, conseguiu um interessante sétimo tempo.

Tempos:
1º Filipe Albuquerque (Portugal) 1m35.223
2º Jonny Reid (N. Zelândia) 1m35.600
3º Filip Salaquarda (Rep. Checa) 1m35.609
4º Neel Jani (Suíça) 1m35.646
5º Michael Ammermüller (Alemanha) 1m35.657
6º Robbie Kerr (Grã-Bretanha) 1m35.689
7º Franck Montagny (França) 1m35.822
8º Jonathan Summerton (EUA) 1m35.845
9º Frankie Cheng (China) 1m35.903
10º Daniel Morad (Canadá) 1m35.913

Sem comentários: