Foi ontem pelas 21.30 o concerto do jovem musico acabado de chegar de Nova Iorque, José Valente. Senhor de um curriculo notável, que vai de exibições com figuras grandes do Jazz como Paquito d’Rivera, Oscar Stagnaro, Diego Urcola, Mark Walker, Alon Yavnai, e Pernell Saturnino até ter terminado os seus estudos em Dezembro de 2008 na New School for Jazz and Contemporary Music com nota máxima.
Desde então que se tem dedicado a tocar por Nova Iorque, e a desenvolver o seu projecto: EXPERIENCES OF TODAY. No mês de Maio (2009) recebeu uma bolsa para participar no International Workshop for Jazz and Creative Music e no BANFF JAZZ FESTIVAL em Banff, Canadá. No Canadá, trabalhou com Joshua Redman, Matt Pennman, Clarence Penn, Dave Douglas, Tony Malaby, Adam Benjamin, Angelica Sanchez, Jerry Granelli, Ben Street, Hank Roberts, Nicole Mitchell, David Gilmore, Marshall Gilkes, Edmar Castaneda, Dafnis Prieto.
Desta vez e no ambito do seu projecto Experiences of Today, actuou acompanhado pelos excelentes músicos Christian Mendonza ao piano, Yannick Peters ao baixo, e João lobo á bateria.
O concerto serviu também de pré inauguração da excelente sala da MACA, junto ao Arco de Almedina sala que augura futuros bons concerto e boa actividade cultural.
Gostámos imenso do concerto e embora já tendo ouvido alguns temas do José Valente ficamos com a certeza que este irá ser um caso sério no panorama musical Português e do Jazz em particular l. Assim José comoçou com dois excelentes temas de Adriano Correia de Oliveira, continuando com originais da Yannick Peters, e com o seu já clássico "Chuva Cinzenta", continuando com um tema seu, vencedor do "Prémio de composição Lopes Graça 2009" dedicado aos sem abrigo, e como ele diz com um bocadinho de Carlos Paredes.
Sala cheia, recomenda-se a audição das próximas intervenções de Valente já com outras formações.