A culpa é do sr Schwarzschild... que não me avisou...
Em principio, aceita-se que a alteração fotoquimica ás emulsões fotograficas é causada unicamente pela quantidade de energia radiante absorvida, a qual será (?) proporcional á quantidade de luz, vezes o montante de tempo que a emulsão se encontra exposta.
Isto, levar-nos-ia a concluir que existe uma relação de proporcionalidade directa, entre a quantidade de energia absorvida e a intensidade da reacção fotoquimica (a que nós, fotógrafos, chamamos exposição)...
Todos nós usamos esta regra de proporcionalidade e sabemos, por exemplo que uma exposição a 1/250 e F8 é igual uma a 1/125 e F11.
Mas... parece que não é bem assim quando necessitamos de tempos de exposição superiores a 1 seg. e o pior é que ficamos entregues á n/intuição e processo de tentativa e erro.
Felizmente a comunidade cientifica já se ocupou do assunto e nomeadamente o Sr Karl Schwarzschild andou a matar a cabeça para comprovar que a regra da proporcionalidade falha em situações de muito baixa intensidade de luz, afirmando que baixos niveis luz durante longos periodos de tempo têm efeitos menores do que fortes niveis de intensidade de luz durante curtos periodos de tempo e chamou a isto Falha da Regra da Proporcionalidade ou Efeito de Schwarzschild.