sexta-feira, fevereiro 22, 2008

FILIPE ALBUQUERQUE ESTREIA-SE NO TOP TEN



O piloto português Filipe Albuquerque estreou-se, hoje, ao volante do Lola Zytek do A1 GP Team Portugal, com um excelente e motivador 9º tempo, na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Durban, África do Sul, que se disputa este fim-de-semana nas ruas desta lindíssima cidade.

Sob um sol muito quente e num traçado muito técnico e perigoso, o piloto português melhorou, sucessivamente os seus tempos nas 23 voltas ao circuito, terminando no segundo dezanove, apenas a um décimo do quinto tempo da equipa americana. Refira-se que apenas o holandês Jeroen Bleekemolen conseguiu baixar do segundo 19 com 1.18.738.

A sessão ficou marcada por muitas bandeiras encarnadas e viria a terminar 3 minutos antes do tempo previsto. Este primeiro resultado de Filipe Albuquerque deixou naturalmente satisfeitos todos os responsáveis da equipa portuguesa, desde Luís Vicente a engenheiros e técnicos, mas também com a consciência de que até às qualificações de amanhã há ainda muito trabalho pela frente.

Filipe Albuquerque estava naturalmente satisfeito e confiante "fui progredindo volta a volta e pude habituar-me ao carro, que era o meu primeiro objectivo", disse, perspectivando que "amanhã creio ser possível, com um melhor conhecimento do circuito urbano, atingir um bom resultado nasqualificações".

Esta primeira performance de Filipe Albuquerque foi tanto mais significativa, porquanto o piloto de Coimbra não pode aproveitar, como queria, as duas sessões de treino dedicadas aos "rookies", para conhecer melhor o circuito e desenvolver a sua habituação ao monolugar do A1 GP Team Portugal.

Com efeito, antes de iniciar a primeira sessão, os mecânicos tiveram de substituir a embraiagem que se encontrava danificada. Filipe Albuquerque acabou por fazer apenas seis voltas, manifestamente insuficiente para a "estratégia de aprendizagem". “Na segunda sessão, ao realizar uma ultrapassagem por dentro apanhei uma parte suja da pista e dei um ligeiro toque no muro", explicou o piloto português. Por razões de segurança, os engenheiros acabaram por mudar a jante esquerda da frente, o que "me obrigou mais uma vez a rodar pouco".

As duas sessões"rookies" ficaram marcadas por muitas saídas de pista e bastante tráfego que tornou difícil fazer voltas limpas como é habitual nos circuitos citadinos.

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