A fotografia depõe contra o falso parecer que faz da arte uma simples imitação da natureza.
quarta-feira, julho 12, 2006
COM UM BRILHOZINHO NOS OLHOS
Nascido em 1945 no Porto, e com mais de 30 anos de carreira, Sérgio Godinho é um dos grandes nomes da música portuguesa.
Além de autor, compositor e cantor é, um pouco à imagem do personagem da sua música “O Homem dos 7 Intrumentos”, artistícamente multi-facetado, sendo actor com diversas participações em filmes, séries televisivas e peças teatrais, dramaturgo, com assinatura de algumas peças de teatro e ainda realizador, entre outras actividades.
Como tantos outros, aos 20 anos sai de Portugal, voltando as costas à guerra colonial. Permanece 9 anos afastado do país. A sua maior ligação é com a capital francesa, Paris, onde integra por dois anos o elenco do musical “Hair” e começa a esboçar as suas primeiras músicas, tomando contacto com outros músicos portugueses, como José Mário Branco, Zeca Afonso e Luís Cília. Passou ainda por Amsterdão, Brasil e Vancouver.
Em 1971 colabora no primeiro álbum a solo de José Mário Branco, Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, e viria nesse mesmo ano a concretizar a sua estreia discográfica ao gravar, em solo francês, o LP Os Sobreviventes. Gravou ainda no exílio o álbum Pré-histórias (1972). Ainda que constantemente censurados, estes álbuns conseguiram alcançar popularidade entre o público português no ano seguinte, tendo inclusivamente a imprensa premiado Sérgio como “Autor do ano” e Os Sobreviventes como “Disco do ano”.
Já no Canadá, casa-se com sua primeira mulher, Shila, colega na companhia de teatro Living Teather. Estabelece-se numa comunidade hippie em Vancouver, e é aqui que irá receber a notícia da revolução do 25 de Abril, que o leva a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, edita o álbum À queima-roupa (1974) com estrondoso sucesso, e corre o país, actuando em manifestações populares.
Desde então a sua carreira não mais parou; apesar de nem sempre ter obtido o correspondente êxito comercial, permaneceu como favorito da crítica e do público, sendo autor de algumas das canções mais aclamadas da história da música portuguesa, como "É Terça-feira" e "Com um brilhozinho nos olhos".
A Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra vai então lançar a sua auto biogrfia “RETROVISOR – UMA BIOGRAFIA MUSICAL DE SÉRGIO GODINHO”.
O lançamento contará com a presença de Nuno Galopim (Autor do Livro) e de Sérgio Godinho (Músico).
Através de um retrovisor podemos olhar o que ficou para trás, mas estamos cientes de um caminho ainda a percorrer à nossa frente, e para o qual projectamos a atenção. O Retrovisor que se apresenta nestas páginas é como os que, espelho bem apontado ao terreno já ultrapassado, nos permite recordar as muitas histórias da obra de Sérgio Godinho até este momento, estando nós certos de novas canções, espectáculos, livros, ainda a caminho, por aí, algures mais à nossa frente.
E Quatra feira 12 de Julho na ALMEDINA Estadio de Coimbra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário